sexta-feira, fevereiro 26

Viva sexta-feira...viva as Garçonetes!!

Hoje, para quem não sabe, sexta feira é considerado o dia alegria. Podem até não saber, mas e de se desconfiar, pois é o dia que todo mundo celebra a chegada do final de semana. E sendo assim, final de semana lembra o que? Festa, reunião com os amigos. Onde? Pizzaria, restaurante, choperia...e chegando lá o que a gente mais espera? Um bom atendimento, uma boa recepção, um garçon ou garçonete sempre atento pra repor nosso copo com o nosso drink preferido, ou lembrar do jeito que a gente mais gosta da bebida. E assim adivinhar nossos desejos. Não é mesmo?

E por ser esta pessoa que faz toda a diferença numa Balada de final de semana, o Garçon foi que eu resolvi falar um pouco desta atividade que pra muitos virou profissão, principalmente para aqueles que moram fora do seu país de origem. Eu sempre tive muita curiosidade em saber como era este trabalho. Sabia que as gorjetas eram boas e que valia muito apena trabalhar em restaurante.

A maioria dos meus trabalhos aqui na Inglaterra foram de vendedora, supervisora de butiques. Nunca pensei que iria gostar de trabalhar numa loja, mas foi trabalhando que percebi que poderia usar o que aprendi na minha pós graduação atraves das cadeiras de Atendimento ao público, Marketing, merchandising. E assim aprendi na pratica como administrar uma loja. Desde a entrega da mercadoria até a pensar como atingir a meta do dia. Enfim um trabalho fascinante, porém estressante que tomava todo o meu tempo e energia então resolvi mudar.

E adivinhem resolvi me divertir e experimentar: Me tornei uma garçonete. Revolvi tirar férias de responsabilidades e encarar este desafio.

Trabalho num restaurante inglês, com cardápio bem tradicional. O mais legal disso tudo é que fico mais perto ainda da cultura inglesa. Da culinária, e a etiqueta à mesa. A forma certa de servir e colocar uma mesa. Lá também tenho a oportunidade de conhecer os pratos e o mais gostoso disso é experimentá-los. As sobremesas em minha opinião são as melhores.

O lado mais satisfatório mesmo e quando você vai levar a conta e quando volta encontra uma nota bem alta como gorjeta kkkkk essa sim é sem duvida a melhor parte do trabalho.

Mais claro que nem tudo são rosas. As horas de trabalho são um pouco complicadas. E quando chega o final de semana e todo mundo resolve aparecer na mesma hora então a minha vida vira num sufoco...é uma correria só.

Corre na mesa anota o drink, vai pro caixa registra, vai no bar pega a bebida leva na mesa anota a comida, corre de novo pro caixa registra o pedido, pega os talheres de acordo com que a pessoa vai comer, coloca a mesa, e neste momento a luz da cozinha esta piscando e pessoas chegando e drinks prontos para serem levados as mesas e minha cabeça mergulhada neste universo de 400 metros quadrados tentando servir, atender, anotar e tento que estar sempre um largo sorriso na boca.

Enfim depois disso tudo vamos valorizar os Garçons e garçonetes. Pois é um trabalho duro e se não for valorizado garçon mau humorado pode colocar sua noite a perder. Então lembrem-se: Deixe sempre uma gorjeta legal e atendimento será de primeira.

Entao viva sexta feira e viva os Garçons!! Hehehe Cheers (saude em inglês)